QUEM SOMOS

A AfroeducAÇÃO é uma empresa social fundada em 2008, pioneira na produção de ações estratégicas para a equidade racial brasileira, por meio da aplicação da Lei Federal nº 10.639/03, sendo a única do país que atua na interface com a Educomunicação, buscando promover o diálogo, o respeito e a possibilidade de ouvir e ser ouvido(a).

Show More

A equidade racial tem relação direta com os conceitos de igualdade e de justiça. Afinal, cada pessoa é única, com necessidades e valores diferentes umas das outras. Busca-se, com esse princípio, reconhecer as diferenças das pessoas, considerando que seus direitos devem ser levados em conta, a fim de garantir oportunidades a negros e não-negros, respeitando a diversidade racial brasileira.

Educomunicação é o nome dado à interface das áreas da Educação e da Comunicação. A apropriação das diferentes linguagens das mídias possibilitam a construção de ecossistemas comunicativos abertos, dialógicos e criativos, quebrando a hierarquia na construção dos conhecimentos.

Em 2003, foi aprovada a Lei Federal nº 10.639, que tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afrobrasileira nas escolas de Ensino Fundamental e Médio. Essa lei alterou a LDB (Lei de Diretrizes e Bases) e tem o objetivo de promover uma educação que reconhece e valoriza a diversidade, comprometida com as origens do povo brasileiro.